banner
Customer Data Platform

O que é CDP e por que sua empresa precisa de uma?

O online sempre cresceu ano após ano em todo o mundo. E em 2020 sofreu um “boom” ainda maior devido ao isolamento social. A grande maioria dos negócios conta com pelo menos um canal eletrônico de vendas atualmente. Enquanto as vendas online e os canais de marketing possibilitam maior alcance e novas estratégias, mais dados são gerados. Essa enorme quantidade de informações intrínsecas ao crescimento e sucesso gera uma questão importante: a consistência dos dados obtidos.

E é justamente neste ponto que a Plataforma de Dados de Clientes (Customer Data Platform ou CDP) mostra-se necessário.

É sabido que campanhas de marketing digital utilizam-se de dados para impactar sua audiência, gerando identificação com o produto ou serviço oferecido. Esses dados fornecem insights sobre quem é o público, como ele se comporta e quais as suas necessidades, podendo ser obtidos através de CRMs, DMPs, plataformas de automação de marketing, redes sociais, ferramentas de Analytics, entre outros.

A Customer Data Platform é um tipo de plataforma inovadora capaz de unificar, tratar e correlacionar todas as informações a respeito dos clientes em um único ponto, centralizando as análises de forma consistente.

 

O que é CDP?

A grosso modo, a CDP é um software que coleta, organiza e centraliza todas as informações dos consumidores, de forma a construir um perfil único, compreensível e gerando uma visão 360º dos dados.

Além de informações primárias, é comum que a CDP ainda utilize dados de terceiros para complementar os perfis levando em consideração, entre outras coisas, dados da busca, dados demográficos, comportamento dentro do site, relacionamento com a empresa, compras anteriores e nível de interação em diferentes canais. Os perfis são compostos de forma a entender como essas diferentes interações se relacionam.

Esse tipo de informação tem sido cobiçada há tempos por profissionais de marketing que desejam criar experiências de compra ainda mais personalizadas.

Por que sua empresa deve ter uma CDP?

São diversos os benefícios que a CDP pode trazer para as estratégias da sua empresa, entre eles, podemos citar:

  • Centralização de todas as informações referentes aos consumidores em uma única plataforma
  • Criação de um perfil completo do consumidor que o acompanhará em todas os canais com os quais ele interagir
  • Exibir os interesses do cliente, permitindo conhecer o ciclo de vida de cada um
  • Permite identificar os clientes mais valiosos através de segmentação e personas
  • Permite ao usuário autorizar plataformas e sites a acessarem as suas informações pessoais, aumentando seu nível de confiança;

Diferenças entre CDP e CRM

O objetivo do CRM (Customer Relationship Management) é reunir os dados de compras dos clientes, de forma que possam ser utilizados nos processos de automação de marketing da empresa.

“Os sistemas CRM tradicionalmente utilizam-se de dados relacionados ao marketing, vendas e serviços e geralmente é atualizado de forma manual para manter os registros de interações dos clientes. No entanto, o CRM falha ao atender empresas modernas que possuem diferentes canais de contato com o cliente”, explica Adrian Nash, chefe de estratégia na SAP Customer Experience, em artigo publicado pela Forbes.

“Nesse sentido, a CDP consegue fornecer um único local em que diversas visualizações podem conectar dados tanto estruturados quanto não estruturados em tempo real”, completa.

Como a CDP pode maximizar resultados no online?

A CDP permite que o online seja beneficiado por insights formados por informações compiladas em diferentes canais, auxiliando os mecanismos de personalização e permitindo decifrar a intenção do cliente.

Esses mecanismos podem interpretar sinais presentes nos dados coletados através de aprendizado de máquina, ajudando a transformar esses sinais em insights disponíveis em tempo real.

A Omni CDP

A plataforma de CDP da Omni unifica as principais informações de todas as suas plataformas de divulgação e anúncios, Analytics, CRM, B2B e ecommerce, entre outros, exibindo-as de forma clara e correlacionada, o que permite conhecer as particularidades de cada um dos seus clientes e auxiliar a sua empresa na tomada de decisões mais assertivas.

Se você ainda não conhece, experimente gratuitamente o Omni CDP .