banner

UTMs

UTM é a sigla para “Urchin Tracking Module” (Módulo de Rastreamento de Urchin, em português). Trata-se de um conjunto de parâmetros que podem ser adicionados a uma URL para rastrear a eficácia da origem do tráfego online no marketing.

Esses parâmetros são adicionados à URL na forma de “strings de consulta”, que são a parte da URL que aparece depois do caractere “?” .

Por exemplo, a URL www.example.com/page?utm_source=google&utm_medium=cpc&utm_campaign=summer_sale inclui três parâmetros UTM: “utm_source“, “utm_medium” e “utm_campaign“. Os valores para esses parâmetros neste exemplo são “google” para “utm_source“, “cpc” para “utm_medium” e “oferta_verão” para “utm_campaign“.

Os parâmetros UTM podem ser usados para rastrear a fonte, o meio e a campanha do tráfego de um site. Essas informações podem ser usadas para analisar a eficácia de diferentes canais e campanhas de marketing e tomar decisões baseadas em dados sobre futuros esforços de marketing.

Existem cinco parâmetros UTM principais que são comumente usados:

utm_source

Este parâmetro especifica a origem do tráfego. Por exemplo, você pode usar “google” como o valor desse parâmetro se o tráfego vier de uma pesquisa do Google.

utm_medium

Este parâmetro especifica o meio pelo qual o tráfego está sendo encaminhado. Por exemplo, você pode usar “cpc” como o valor desse parâmetro se o tráfego vier de uma campanha de pesquisa paga.

utm_campaign

Este parâmetro especifica o nome da campanha. Isso pode ser usado para agrupar o tráfego de diferentes campanhas para análise.

utm_term

Este parâmetro especifica o termo de pesquisa ou palavra-chave que foi usado para gerar o tráfego. Isso geralmente é usado em conjunto com campanhas de pesquisa paga.

utm_content

Este parâmetro é usado para diferenciar entre diferentes tipos de conteúdo dentro da mesma campanha. Por exemplo, você pode usar esse parâmetro para rastrear o tráfego de diferentes versões de um anúncio.

Experimente você mesmo com o seu site por exemplo: https://seusite.com.br/?utm_source=ORIGEM&utm_medium=MÍDIA&utm_campaign=CAMPANHA&utm_content=ANÚNCIO&utm_term=PALAVRA-CHAVE&adset=GRUPO

 

Você pode usar o OMNI CDP com a ferramenta definitiva para rastrear o tráfego que chega ao seu site por meio desses URLs com tags UTM e analisar a eficácia de suas campanhas de marketing.

Os UTMs são uma maneira útil de rastrear a eficácia de campanhas e canais de marketing específicos, mas não devem ser usados como a única fonte de dados para esse fim. Outras fontes de dados, como ferramentas de análise da web e feedback do cliente, podem fornecer uma visão mais abrangente de seus esforços de marketing.

Os UTMs devem ser usados consistentemente em todas as suas campanhas de marketing. Isso ajudará você a comparar com precisão o desempenho de diferentes campanhas e canais ao longo do tempo.

 

Tracking offline

Além do contexto do marketing digital, também podem ser usados para rastrear a eficácia dos esforços de marketing offline. Por exemplo, você pode criar um URL com tag UTM para rastrear o tráfego de um anúncio impresso ou mala direta.

 
Atenção

Os UTMs diferenciam maiúsculas de minúsculas, portanto, verifique isso e também a ortografia dos UTMs.

 

Encurtadores

Eles podem ser criados manualmente, mas também existem ferramentas disponíveis que podem ajudá-lo a gerar URLs marcados com UTM de forma rápida e fácil. Essas ferramentas geralmente incluem recursos como encurtamento de URL e a capacidade de preencher automaticamente os parâmetros UTM com dados de suas campanhas de marketing. Nós recomendados bit.ly e rebrandly.com .

 

Os UTMs são uma maneira de rastrear a eficácia de suas campanhas de marketing, mas não são a única maneira. Existem outros métodos, como rastreamento de pixel e rastreamento do lado do servidor, que podem ser usados para coletar dados sobre o tráfego do site e esforços de marketing.

Os UTMs são visíveis para os usuários e podem ser vistos na URL da página que estão visitando. Isso significa que os usuários podem ver os UTMs e os valores associados a eles se olharem para a URL. Você pode querer considerar isso ao escolher os valores para seus parâmetros UTM, já que você pode não querer revelar certas informações aos usuários.

Os UTMs costumam ser usados para rastrear o desempenho de campanhas de marketing específicas, mas também podem ser usados para rastrear o desempenho de páginas individuais em seu site. Por exemplo, você pode criar um URL marcado com UTM para cada uma das páginas do seu site e usar esses URLs para rastrear o tráfego para essas páginas.

 

Os UTMs podem ser usados para rastrear o desempenho dos esforços de marketing em:

  • diferentes canais

Por exemplo, você pode usar UTMs para rastrear o tráfego de uma campanha de mídia social, uma campanha de pesquisa paga e uma campanha de marketing por e-mail. Isso pode ajudar você a entender quais canais estão gerando mais tráfego para seu site e quais campanhas são as mais eficazes.

  • dispositivos

Por exemplo, você pode criar UTMs separados para tráfego de computadores desktop, tablets e telefones celulares. Isso pode ajudar você a entender quais dispositivos seus usuários estão usando e como eles estão interagindo com seu site.

  • idiomas ou regiões

Os UTMs podem ser usados para rastrear o desempenho dos esforços de marketing em diferentes idiomas ou regiões. Por exemplo, você pode criar UTMs separados para tráfego de diferentes países ou idiomas. Isso pode ajudá-lo a entender quais idiomas ou regiões são mais importantes para sua empresa e como direcionar melhor seus esforços de marketing nessas áreas.